A REPRESENTAÇÃO DO LUTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DOS CASOS REGISTRADOS EM PRONTUÁRIOS DE UMA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Autores/as

  • Wermeson Eusebio de Almeida Universidade Guarulhos
  • Armando Rocha Junior

Resumen

Experienciar situações de luto, não é algo típico dos adultos, crianças ou adolescentes que também podem passar por tal situação. Assim é, que a presente pesquisa buscará conhecer como essas experiências de luto ficam marcadas nas emoções das pessoas que as vivenciam prematuramente, ou seja, durante a infância ou a adolescência. Levantar as condições emocionais causadas pelo luto e verificar a psicodinâmica da elaboração do mesmo, são objetivos a serem alcançados, tendo como base, a análise a ser feita em 30 prontuários em situação de fila de espera na Clínica-escola de psicologia da Universidade Guarulhos, que apresentem alguma alusão à morte, perda ou luto, e mencionem, necessariamente, a representação do luto, às condições emocionais do pós-luto e à psicodinâmica de sua elaboração, por indivíduos com idade entre 5 até 17 anos e 6 meses. A análise será qualitativa, e seus resultados serão discutidos, tendo como meta apontar estratégias psicoterapêuticas mais apropriadas para serem empregadas com essas crianças e adolescentes em situação de luto. Por fim, as considerações finais, serão apresentadas.

Publicado

2017-07-12

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais