CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO DOS DISLÉXICOS

Autores

  • Rosely Aparecida FERNANDES Universidade Guarulhos
  • James dos Santos PENNA

Palavras-chave:

Dislexia. Consciência Fonológica. Psicopedagogia. Leitura. Escrita. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo indica alguns princípios que podem se originar a partir do cotidiano das práticas educacionais e das atitudes de “ONGs de Educação” em construir ações conjuntas no atendimento a comunidades com diagnóstico em dislexia para a construção de projetos efetivos que envolvam a responsabilidade social. Cabe ressaltar a importância da intervenção psicopedagógica no caso de criança disléxica, por conta de suas dificuldades de leitura e escrita, dificuldades perceptivas, distúrbios de organização, espaço-temporal, dificuldades grafo motoras, de lateralidade e distúrbios de comportamento. Tem por objetivo reforçar a prática da aplicação dos recursos psicopedagógicos, pois, uma vez diagnosticado o problema, o tratamento será iniciado de forma adequada para que o disléxico seja incluído na escola, recebendo assistência adequada e eficaz para a solução de suas dificuldades.

Biografia do Autor

Rosely Aparecida FERNANDES, Universidade Guarulhos

Coordenação de Editoração Institucional -Computação Gráfica

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Como Citar

FERNANDES, R. A., & PENNA, J. dos S. (2009). CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA ALFABETIZAÇÃO DOS DISLÉXICOS. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 2(1), 29–49. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/400

Edição

Seção

Artigos