ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: DAS ORIGENS A LEI 13.019

Authors

  • Oswaldo Alcanfor Ramos Universidade de Mogi das Cruzes
  • Adriano Francisco de Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes

Keywords:

, Organização Não governamental. Politicas Públicas. Sociedade Civil. Estado.

Abstract

as organizações não governamentais sempre estiveram presente no cenário representativo brasileiro, principalmente no que diz respeito às necessidades e reivindicação de diversos grupos. Entretanto, com o passar dos anos a forma de ação e interação, tanto com a sociedade em seu conjunto mais amplo como com os governos teve inúmeras alterações: a resistência, denúncia, protesto e reivindicação dirigidas principalmente ao que é governamental foi sendo substituído pelo fazer junto por meio de parcerias. Deste modo as ONGs tornaram-se em muitos casos não apenas parceiras dos governos, mas também substitutas. A Lei 13.019 disciplina essas ações e estabelece um novo marco nessa relação. Entretanto, a pouca representatividades que essas ONGs possui em todo território nacional aliado ao crescimento constante dessas parcerias dificultam saber o real impacto que a lei pode ter no dia-a-dia institucional.

Author Biographies

Oswaldo Alcanfor Ramos, Universidade de Mogi das Cruzes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009) e mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS pela Universidade de Mogi das Cruzes (2015). Atualmente é psicólogo da FUNDAÇÃO NOSSA SENHORA AUXILIADORA DO IPIRANGA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, políticas públicas para o envelhecimento, infância e transtorno.

Adriano Francisco de Oliveira, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas (UMC), especialista em psicopedagogia (UNG) e Bacharel em Psicologia (UMC).

Published

2018-10-31

How to Cite

Ramos, O. A., & Oliveira, A. F. de. (2018). ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: DAS ORIGENS A LEI 13.019. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 11(1), 107–117. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/2682

Issue

Section

Artigos