ORIENTAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO COGNITIVO DO IDOSO

Autores/as

  • Maria Regina Zanardini Cleto Universidade Guarulhos
  • James dos Santos Penna eberbel@prof.ung.br

Palabras clave:

Envelhecimento. Idoso. Universidade de Terceira Idade. Cognição. Interdisciplinaridade. Gerontologia Educacional

Resumen

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da atuação da psicopedagogia no processo do envelhecimento humano, dando ênfase ao declínio cognitivo que atinge o idoso. Com o aumento das universidades da terceira idade, é necessário construir uma base metodológica direcionada a cognição e técnicas de memorização, utilizando a interdisciplinaridade em favor do bem estar do idoso e dispondo de profissionais preparados para este processo. Com o suporte da gerontologia educacional a psicopedagogia irá atuar na prevenção e intervenção no processo cognitivo do idoso. Tratando-se de um artigo de reflexão teórica, o mesmo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo a gerontologia educacional seu alicerce.

Cómo citar

Cleto, M. R. Z., & Penna, J. dos S. (2013). ORIENTAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO COGNITIVO DO IDOSO. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 5(1), 13–20. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/1254

Número

Sección

Artigos