A LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Autores/as

  • Tailine Silva Pinheiro Barbosa Faculdade Santíssimo Sacramento

Palabras clave:

Logística Reversa. Pós-venda, Pós-consumo. Diferencial Competitivo.

Resumen

A busca constante por ações e estratégias para fidelizar o cliente ao produto e à marca, agregar valor, tornar o produto competitivos e principalmente menos impactantes aos recursos naturais estão ganhando espaço nas mesas de reuniões das empresas que desejam potencializar seus ganhos competitivos. Agregar valor também significa inovar e ao mesmo tempo buscar novas alternativas diferenciais ao tradicionalismo, ao óbvio. Como meio para alcançar a fidelidade dos clientes e ao mesmo tempo adquirir práticas sustentáveis, destaca-se à logística reversa, que opera e controla o fluxo de informações, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio de canais de distribuição reversos. Desta forma o gerenciamento pela logística reversa tem atualmente adquirido espaço tanto a nível acadêmico quanto a nível empresarial, pois além de agregar valores socioambientais, atua também no sentido econômico da empresa, através da redução dos custos por matéria prima, provenientes do retorno desta a cadeia de suprimento. A proposta este artigo é fazer uma revisão bibliográfica sobre a logística reversa, mostrando sua importância nas em presas atuais que desejam se diferenciar em relação aos seu concorrentes.

Biografía del autor/a

Tailine Silva Pinheiro Barbosa, Faculdade Santíssimo Sacramento

Departamento de Engenharia de Produção

Publicado

2018-10-31

Cómo citar

Barbosa, T. S. P. (2018). A LOGÍSTICA REVERSA COMO INSTRUMENTO DE VANTAGEM COMPETITIVA. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 11(1), 05–23. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/2098

Número

Sección

Artigos