SUPERLOTAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE ENSINO- AUSÊNCIA DE DADOS - O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS..

Autores

  • Luana Cecília dos Santos Altran

Palavras-chave:

superlotação, Guarulhos, qualidade no ensino, educação, salas de aula, direitos fundamentais, direito à educação, eficiência, gestão pública educacional.

Resumo

O presente trabalho buscou saber sobre a existência de superlotação em salas de aula nas escolas da cidade de Guarulhos, e seu impacto na qualidade de ensino. O estudo se deu através de pesquisa de dados, legislação vigente e processos distribuídos sobre o tema, buscando apontar possíveis meios para a efetivação da adequação de alunos por turma, e a efetivação do direito à qualidade no ensino.

            Não foram obtidos resultados específicos quanto à existência de turmas em sala de aula superlotadas, diante da ausência de dados organizados pelo município, porém foi possível detectar, através de outros instrumentos, que existe farta legislação para amparar o direito fundamental à educação, mas a eficácia da legislação e das metas estabelecidas para sua efetivação, dependem da gestão e conduta da administração pública no município.

            Concluiu-se que o município caminha vagarosamente na missão de garantir educação de qualidade aos cidadãos. O município sequer conseguiu cumprir com seu dever básico de oferta de ensino às crianças. Foi possível observar a deficiência de profissionais na administração pública, incapazes de entender e interpretar a legislação para aplicar os recursos corretamente.

            Para atingir a efetivação do direito à educação macro, em nível nacional, é preciso trabalhar microrregiões no município, bem como a capacitar os profissionais e gestores do serviço público para que desenvolvam o trabalho em consonância com os princípios basilares da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Biografia do Autor

Luana Cecília dos Santos Altran

Advogada. Pós graduanda em Direito Constitucional pelo Damásio Educacional, bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, aluna especial na matéria Direito à Educação na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FADUSP no primeiro semestre de 2018, curso de extensão "diireitos humanos, legislação e políticas públicas" concluído na PUC-SP no segundo semetre de 2018,   Vice Presidente da Comissão da Jovem Advocacia na 57ª Subseção de Guarulhos no ano de 2018, membro da Comissão OAB vai à Escola, na 57ª Subseção de Guarulhos de 2016 a 2018.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Altran, L. C. dos S. (2019). SUPERLOTAÇÃO EM SALA DE AULA E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE ENSINO- AUSÊNCIA DE DADOS - O CASO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS. Revista Ciências Jurídicas E Sociais - UNG-Ser, 9(1), 19–27. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/cienciasjuridicasesociais/article/view/3720

Edição

Seção

Artigos