PROGRAMAS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CASO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE UNG, (SP).

Autores/as

  • Lincoln Villas Boas Macena Centro Universitário Cidade Verde
  • Regina de Oliveira Moraes Arruda Universidade UNG
  • Antonio Manoel dos Santos Oliveira Pesquisador autônomo

DOI:

https://doi.org/10.33947/2238-4510-v10n2-4485

Palabras clave:

Direito Ambiental, Método VERAH, Política Nacional de Educação Ambiental, Política Nacional do Meio Ambiente.

Resumen

A partir de maio de 2012, por meio de parâmetros avaliativos, descritos em instrumento de indicadores e destinados a mensurar a qualidade dos cursos superiores de graduação presencial e a distância no país, o poder público iniciou ação efetiva de exigência ao cumprimento da Política Nacional do Meio Ambiente que, dentre outras ações, legislada desde 1981, previa oferta obrigatória de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação superior. O objetivo desta pesquisa foi de apresentar uma metodologia para a disciplina de programas integrados, a fim de cumprir as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental em cursos de graduação. Para tanto foi utilizado o Método VERAH (vegetação, erosão, resíduo, água e habitação) de Educação Ambiental, desenvolvido na Universidade UNG, sob a forma de pesquisa por estudo de caso, para o curso de bacharelado de Direito. Os estudantes foram divididos em grupos organizados por temas e orientados sobre a questão ambiental com utilização de  mapas geoprocessados,  petições judiciais, sentenças judiciais e pareceres técnicos municipais. Após essa etapa foi realizada a visita na área objeto gerando  um Relatório Diagnóstico com problemas e propostas.  Como resultado observou-se atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental caracterizada pela assimilação conceitual dos componentes ambientais pesquisados e resultando em projeto diagnóstico sobre as condições de preservação do meio ambiente do entorno da instituição. Com isso pode-se validar o método como mecanismo de interação dos estudantes com os conceitos ambientais e, portanto, ao cumprimento institucional da Política de Educação Ambiental de modo transvesal e interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Lincoln Villas Boas Macena, Centro Universitário Cidade Verde

Graduado em Direito (UNISAL/SP 2002). Mestre em Análise Geoambiental com ênfase em Direito Ambiental (UNG/SP 2016). Especialista(MBA) em Gestão Estratégica do Ensino Superior (UNISA/SP 2015), Direito do Estado (UNISAL/SP 2004) e Direito Educacional (IPAE/RJ 2002). Docente de Pós-graduação lato sensu e graduação nas áreas de Avaliação Institucional e Direito. Vinculado ao Centro Universitario Cidade Verde

Regina de Oliveira Moraes Arruda, Universidade UNG

Possui graduação em Engenharia Agronônica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1986), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade UNG onde coordena o curso de Mestrado em Análise Geoambiental

Antonio Manoel dos Santos Oliveira, Pesquisador autônomo

Graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Geociências (Geologia Geral e de Aplicação) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1994). Pesquisador do IPT (1968-1996).

Publicado

2021-02-28

Cómo citar

Macena, L. V. B., Arruda, R. de O. M., & Oliveira, A. M. dos S. (2021). PROGRAMAS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CASO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE UNG, (SP). Revista Ciências Jurídicas E Sociais - UNG-Ser, 10(2), 72–80. https://doi.org/10.33947/2238-4510-v10n2-4485

Número

Sección

Artigos