ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA): REVISITANDO UM VELHO DEBATE

Autores

  • Maria Alice de Paula SANTOS

Resumo

O artigo traça um quadro da situação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) após as reformas educacionais iniciadas nos anos de 1990, reformas condicionadas pela orientação política neoliberal e de ajuste econômico. O impacto dessas reformas na EJA pode ser considerado bastante negativo, principalmente em dois aspectos. O primeiro aspecto está relacionado ao índice de analfabetismo no país, que continua alto. Em 2005, a taxa de analfabetismo do Brasil era de 11,1%; enquanto que a média da América Latina e do Caribe, neste mesmo período, era de 9,5%. O segundo aspecto é a evolução dos níveis de escolaridade que continua abaixo do mínimo estabelecido pela Constituição de 1988, ou seja, oito anos do ensino fundamental.

Downloads

Como Citar

SANTOS, M. A. de P. (2008). ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA): REVISITANDO UM VELHO DEBATE. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 3(1), 03–07. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/192

Edição

Seção

Artigos