GEÓGRAFO EDUCADOR: O DESAFIO DA FORMAÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Alberto Pereira dos SANTOS

Resumo

Este artigo aborda a reflexão sobre o desafio do processo de formação de geógrafos educadores, comumente denominados professores de geografia, tendo como referência a região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, resgatam-se as origens históricas do ensino de geografia no Brasil e o papel das faculdades de geografia nesse contexto, bem como aponta, de forma crítica, as celeumas acadêmicas entre bacharelado e licenciatura, demonstrando-se as diferenças e semelhanças dessas duas habilitações para o geógrafo enquanto profissional da geografia. A partir daí, analisa-se o papel do geógrafo na Educação, numa perspectiva crítica dialética e indica-se a importância de novas metodologias para o ensino de geografia, bem como aponta a necessidade de reflexão sobre ética no processo de formação do geógrafo educador e seu papel político na democratização do saber geográfico através do ensino de geografia na educação básica. Conclui-se sinalizando para uma reflexão a respeito de uma geoética ou uma ética para Terra como fundamento para a defesa e luta por um planeta ambientalmente sustentável.

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Como Citar

SANTOS, A. P. dos. (2008). GEÓGRAFO EDUCADOR: O DESAFIO DA FORMAÇÃO PERMANENTE. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 3(1), 44–60. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/202

Edição

Seção

Artigos