REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA EM DUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TÉCNICA E OUTRA CRÍTICA

Autores

  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka FMU, Claretiano e PIGEAD/LANTE/UFF

Palavras-chave:

Educação, Práticas pedagógicas, Docente técnico, Docente crítico. Teorias educacionais.

Resumo

No Brasil atual, existe uma importante necessidade em se formar professores em quantidade e qualidade para se formar as gerações futuras. Na formação dos professores torna-se importante prepará-los para fazer uso das teorias educacionais com consciência e que existe a reflexão sobre os saberes e práticas docentes. O objetivo do artigo é apresentar um estudo comparativo relacionado à natureza de situações que são próprias da atividade dos professores no exercício da docência e realizar uma reflexão socialmente contextualizada e teoricamente fundamentada sobre tal prática. Realiza-se uma pesquisa qualitativa na qual se compara a prática docente de dois professores: o primeiro mais técnico e a segunda mais crítica. A reflexão sobre o tipo de trabalho realizado pelos professores apoiado em teorias educacionais torna-se interessante do ponto de vista educacional e fornece alguns subsídios para as pessoas interessadas na educação e em seus processos de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Enino de Ciências Pesquisador e Professor Adjunto III na UNIFEI. Tutor de EAD no PIGEAD/LANTE/UFF. Avaliador de cursos e instituições para o INPEP/MEC. Líder do Grupo de Pesquisas MEAC. Professor voluntário no cursinho da UNIFEI.

Dorlivete Moreira Shitsuka, FMU, Claretiano e PIGEAD/LANTE/UFF

Professora na FMU. Tutora de EAD no PIGEAD/LANTE/UFF. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas MEAC.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

Shitsuka, R., & Shitsuka, D. M. (2016). REFLEXÃO SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA EM DUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TÉCNICA E OUTRA CRÍTICA. Revista Educação - UNG-Ser, 11(1), 31–41. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2090

Edição

Seção

Artigos