CRIATIVIDADE: HISTÓRICO, DEFINIÇÕES E AVALIAÇÃO

Autores

  • Maria Luisa da Cruz Alves Universidade Guarulhos
  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Criatividade. Psicologia. Avaliação Psicológica.

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir o conceito de criatividade, no que se refere a seu desenvolvimento histórico, suas definições e as estratégias utilizadas para sua avaliação. Apresenta-se um panorama das teorias já desenvolvidas sobre criatividade desde as iniciais até as contemporâneas que a definem como um aspecto intrínseco do ser humano, mas que sofre influência de um conjunto de fatores referentes às características do indivíduo, além das variáveis sociais, culturais e históricas do ambiente onde está inserido. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a avaliação da criatividade, principalmente com foco nos recursos psicométricos para sua investigação. Observa-se a importância desse construto psicológico na compreensão integral dos indivíduos, que deve ser considerado nos mais diferentes contextos de avaliação psicológica.

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Como Citar

Alves, M. L. da C., & Castro, P. F. de. (2015). CRIATIVIDADE: HISTÓRICO, DEFINIÇÕES E AVALIAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 10(2), 47–58. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2161

Edição

Seção

Espaço do Aluno