WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AUXILIANDO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Autores

  • Gisleide Margarida Lima Grafolin Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Palavras-chave:

Web. PECS. Objeto de Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo relata a utilização da Web como uma intervenção e auxílio no planejamento e nas estratégias de aprendizagem visando acessibilidade, melhoria e entendimento por parte dos alunos. Os recursos da internet vêm como um apoio a metodologia dos professores, proporciona a inclusão através da mediação professor aluno. Assim o professor como mediador desse conhecimento, deve ter claro quais suas expectativas, que trabalho selecionar, se vem a favor de seus objetivos, se está apropriado a sua metodologia, sempre levando em consideração o público alvo que se tem aonde se quer chegar, a acessibilidades dos recursos e a aplicabilidade dos mesmos. O trabalho com auxílio das PECS (Picture Exchange Communication System) e OA (objeto de aprendizagem) conciliado com planejamento escolar favorece um aprendizado significativo e a ludicidade entre os alunos, prevalecendo à acessibilidade. Desenvolvendo assim os quesitos básicos e fundamentais para ter realmente uma sociedade igualitária em termos de acessibilidade.

Biografia do Autor

Gisleide Margarida Lima Grafolin, Centro Universitário Barão de Mauá

Bacharel em Ciências Contábeis e Pedagogia, Especialização em Psicologia da Educação PUC/RS e Especialização em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Atuou como Tutor e Orientador no Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em espaços educadores sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional, Metodologia da Pesquisa Científica e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Grafolin, G. M. L., & Lopes, M. M. (2018). WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AUXILIANDO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 13(1), 7–22. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2186

Edição

Seção

Artigos