O RESULTADO FONOAUDIOLÓGICO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM ASSOCIA-SE COM A PERCEPÇÃO DO RESULTADO DOS PAIS E DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR?
Palavras-chave:
Implante Coclear, crianças, pais, professores.Resumo
RESUMO O implante coclear em crianças pré-linguais tem obtido resultados diversificados. Este estudo investigou se o resultado fonoaudiológico auditivo e linguístico associa-se com a percepção dos resultados dos pais e professores de crianças brasileiras usuárias de Implante Coclear. Aplicou-se o questionário “CCIPP” (Fortunato-Tavares e Cols., 2012) para 40 pais e desenvolveu-se um questionário, a partir da literatura pesquisada, que foi aplicado aos pais e à 39 professores. As fonoterapeutas das crianças implantadas classificaram cada uma de acordo com as categorias de audição e de linguagem. Os resultados mostram que os pais tem uma concepção positiva sobre o Implante Coclear, apontando ganhos significativos relacionados à linguagem, relações sociais e educação dos seus filhos, contudo, a idade de implantação não correlaciona-se de forma ainda mais positiva com os resultados. Os pais e professores concordam mais com os resultados na esfera da linguagem que na audição, e que quanto maior o desempenho da audição e da linguagem, melhor é a comunicação e a educação da criança. Sugerimos que a avaliação clínica fonoaudiológica seja enriquecida com questões cotidianas e acadêmicas para sinalizar problemas que precisam ser ajustados ao longo do processo de reabilitação.Downloads
Publicado
20-06-2018
Como Citar
Rodrigues de Moura, T. M., Oliveira, C. A. C. P., Sampaio, A. L. L., & Gazzinelli, R. M. (2018). O RESULTADO FONOAUDIOLÓGICO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM ASSOCIA-SE COM A PERCEPÇÃO DO RESULTADO DOS PAIS E DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR?. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 12(2), 63–77. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3085
Edição
Seção
Artigos