A COEXISTÊNCIA DE DUAS LÓGICAS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Maiara Ariana Silva Paula Universidad del Salvador

Palavras-chave:

Avaliação, Tendências Pedagógicas, Duas lógicas.

Resumo

A avaliação das aprendizagens marca uma concepção de educação, uma visão de mundo. Ao longo do tempo vem sendo amplamente discutida nos espaços escolares e de formação docente, de modo que se tenha clareza de sua função primeira: orientar os processos de ensino e aprendizagem, corrigindo rumos ainda em tempo. Nas ações avaliativas coexistem duas lógicas predominantes: a somativa (classificatória) e a formativa (de processo). Este artigo tem como finalidade destacar as influências das tendências pedagógicas na prática da avaliação das aprendizagens sob estas duas perspectivas. O texto é dividido em cinco partes. Inicialmente se dedica a caracterizar as duas principais tendências pedagógicas, a Tradicionalista e as Teorias Psicogenéticas. Em seguida, apresenta uma conceituação mais aprofundada de cada tendência, aproximando-as das recorrentes transformações do papel da avaliação das aprendizagens na escola, para depois, num quadro teórico-conceitual trazer um compêndio com os principais autores que tratam da avaliação educacional. Por fim, as considerações finais sobre tais influências na prática docente.

Biografia do Autor

Maiara Ariana Silva Paula, Universidad del Salvador

Mestranda em Educação em Buenos Aires, atuante com Formação Continuada de Educadores, com ênfase na linha Avaliação Educacional, pedagoga, pós-graduada em Alfabetização e Letramento e em Psicopedagogia.

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Silva Paula, M. A. (2018). A COEXISTÊNCIA DE DUAS LÓGICAS DE AVALIAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 6–23. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3115

Edição

Seção

Artigos