A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CIDADE DE PEMBA-MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Pemba, Professores, Alunos.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as problemáticas da educação inclusiva no contexto Moçambicano. Este assunto é percebido numa dimensão dual, no sentido em que a educação inclusiva enquanto acção humanística, democrática com intenção de inserção social conforme indicado pela Declaração de Salamanca em 1994, primeiramente era focada nas necessidades e deficiências de um conjunto de alunos, doravante entendeu-se como uma forma de responder e permitir que os alunos tenham mais espaços, ambientes e recursos disponíveis para realização de uma cidadania democrática. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a percepção dos professores primários sobre a educação inclusiva, onde incluímos duas variáveis: a dimensão necessidades especiais vs. Atendimento da diversidade total das necessidades dos alunos nas escolas. Metodologicamente é um estudo mix (quali-quanti) no sentido em que foi realizado um trabalho de campo por meio de questionário e entrevistas. Fez-se a escolha de 3 escolas (Escola Primaria de Cariacó, Escola Primaria da Unidade e Escola Primaria de Murrebué). Os resultados indica que entre outras aclarações, os professores tem uma noção e compreensão da educação inclusiva, que se aproxima à primeira, cujo seu entendimento confunde-se com a problemática das necessidades especiais, que é uma das componentes da educação inclusiva.Downloads
Publicado
08-10-2018
Como Citar
Terenciano, F., & Gerente, B. (2018). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CIDADE DE PEMBA-MOÇAMBIQUE. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 13(1), 69–83. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3131
Edição
Seção
Artigos