CARÁTER DIALÉTICO DA ESCOLA: MECANISMO DE MANUTENÇÃO DA ORDEM VIGENTE OU ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE?
Palavras-chave:
educação, sociedade, ideologia, escola, professorResumo
No decorrer da história, as instituições de ensino geralmente foram utilizadas para reproduzir a ideologia da classe dominante de uma sociedade. Conforme amplamente denunciado pela literatura especializada, através dos chamados “currículos ocultos”, a escola transmite subliminarmente normas e princípios que garantem a manutenção da ordem social vigente. Por outro lado, a educação, enquanto ato político, também pode proporcionar aos alunos as ferramentas conceituais necessárias para desvelar a realidade, contribuindo assim para a transformação da sociedade e para a promoção da emancipação humana. Desse modo, no presente trabalho buscamos refletir sobre o caráter dialético da educação, a partir das leituras de influentes autores que analisaram as instituições escolares como Pierre Bourdieu, Emile Durkheim, Louis Althusser, Paulo Freire, Henry Giroux, Demerval Saviani e François Dubet.Downloads
Publicado
2018-12-27
Como Citar
Ladeira, F. F., Moreira, J. O., & Althoff, V. M. (2018). CARÁTER DIALÉTICO DA ESCOLA: MECANISMO DE MANUTENÇÃO DA ORDEM VIGENTE OU ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE?. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 13(2), 21–32. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3264
Edição
Seção
Artigos