O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (RE) CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3761

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de cunho exploratório sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na formação de professores que ensinam Matemática no âmbito das atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologia do Ensino da Matemática 1, turnos Vespertino e Noturno, no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo deste estudo foi refletir sobre a importância do LEM na formação de professores que ensinam Matemática como (re) construção de sentidos e práticas educativas, a partir da elaboração de atividades e oficinas temáticas desenvolvidas no mesmo. Em função das características do relato apresentado, bem como dos objetivos a serem alcançados, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas com os 36 alunos matriculados na disciplina, registros fotográficos e diário de campo. Constatamos que o uso do LEM pode proporcionar práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática como espaço para promoção do desenvolvimento da criatividade e do saber matemático.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação (UFAL), Mestre em Educação (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (Faculdade Internacional de Curitiba). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAL. Membro do Grupo do Pesquisa em Educação Matemática. Possui experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática com Tecnologias Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Alves de Oliveira, C. (2019). O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (RE) CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1 ESP), 25–35. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3761

Edição

Seção

Artigos