MUSICOTERAPIA NA ESCOLA – ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Denise Chrysostomo Suzuki
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4010

Palavras-chave:

Adolescente, Musicoterapia, Música, Violência, Bullying, Escola

Resumo

Introdução: A música pode ser um meio de enfrentamento dos diversos problemas na juventude. Objetivo: Identificar estudos que utilizem a musicoterapia como forma de enfrentamento do Bullying nas escolas. Método: Revisão integrativa que utilizou o acrônimo PCC, sendo, População: adolescentes; Conceito: música e musicoterapia e; Contexto: Escola. Na base de dados PubMed e Revista Music Therapy Perspectives. Resultados: Foram identificados 73 artigos, sendo eliminados 59 por título e 57 por resumo. Um total de 2 estudos foram incluídos. Dentre os dados extraídos constam: idade da população, tipo de intervenção musical e resultados do uso da música. Conclusão: A musicoterapia em contexto escolar atua com foco em alunos com problemas comportamentais, incluindo perpetradores do Bullying, favorencendo a empatia, auto-conhecimento, auto-estima, auxiliando nas dificuldades de expressão de pensamentos e sentimentos, na auto-regulação emocional, contribuindo com a redução da agressividade. Diversos recursos e técnicas musicais foram identificados nos estudos incluídos.

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Publicado

2020-03-21

Como Citar

Suzuki, D. C., & Vitalle, M. S. de S. (2020). MUSICOTERAPIA NA ESCOLA – ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO BULLYING: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 88–96. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4010

Edição

Seção

BULLYING E CYBERBULLYING