EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA MEDIAÇÂO PEDAGÓGICA

Autores

  • Neide Pena Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Andreza Lima Rocha Soares Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4150

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Superior, Metodologias Ativas

Resumo

Esta pesquisa é parte da Dissertação de Mestrado em Educação, defendida em meados de 2019, em que se buscou compreender a educação a distância (EaD) como uma modalidade educacional de ensino e aprendizagem, em forte expansão no Brasil graças à incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste trabalho as metodologias ativas são tomadas como uma estratégia e possibilidade de diminuir a evasão no nível superior. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, cunho exploratório e descritivo, e se deu por meio da pesquisa documental e bibliográfica sistematizada. Observa-se que o ensino a distância se tornou uma alternativa para muitos estudantes, principalmente para os que trabalham e estudam, entretanto, pode-se ressaltar que as instituições de ensino precisam enfrentar os desafios de combater o índice de evasão, para que ela possa realmente ser um instrumento de democratização de educação superior no pais.

Biografia do Autor

Neide Pena, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora em Educação:Currículo Mestre em Ciências da Linguagem Graduação em Pedagogia Especializações na área de gestão educacional

Andreza Lima Rocha Soares, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Mestrado em Educação Graduação em Administração Especialização em Psicopedagogia

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Pena, N., & Soares, A. L. R. (2021). EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA MEDIAÇÂO PEDAGÓGICA. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 48–57. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4150

Edição

Seção

Artigos