EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA MEDIAÇÂO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4150Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino Superior, Metodologias AtivasResumo
Esta pesquisa é parte da Dissertação de Mestrado em Educação, defendida em meados de 2019, em que se buscou compreender a educação a distância (EaD) como uma modalidade educacional de ensino e aprendizagem, em forte expansão no Brasil graças à incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação. Neste trabalho as metodologias ativas são tomadas como uma estratégia e possibilidade de diminuir a evasão no nível superior. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, cunho exploratório e descritivo, e se deu por meio da pesquisa documental e bibliográfica sistematizada. Observa-se que o ensino a distância se tornou uma alternativa para muitos estudantes, principalmente para os que trabalham e estudam, entretanto, pode-se ressaltar que as instituições de ensino precisam enfrentar os desafios de combater o índice de evasão, para que ela possa realmente ser um instrumento de democratização de educação superior no pais.Downloads
Publicado
2021-05-21
Como Citar
Pena, N., & Soares, A. L. R. (2021). EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA MEDIAÇÂO PEDAGÓGICA. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 48–57. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4150
Edição
Seção
Artigos