SURDOS QUE VIVEM NO INTERIOR E A INTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Cristiano das Neves Vilela CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Anabela Cruz-Santos CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4345

Palavras-chave:

educação de surdos, interior, interiorização, Libras, surdos

Resumo

Os surdos que vivem no interior passam por muitos desafios específicos que são distintos daqueles enfrentados pelos seus pares nas grandes cidades. O objetivo desse trabalho é fazer uma revisão sistemática de literatura referente aos surdos que usam língua de sinais e vivem nas pequenas cidades do interior, procurando analisar os desafios peculiares que as pessoas surdas que vivem nessas cidades enfrentam quanto a sua escolarização, o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos. Nessa revisão, analisamos 8 artigos científicos disponíveis online, enquadrados em qualquer tipo de abordagem metodológica, publicados entre 2000 a 2020 em inglês e português, nas bases de dados da Web of Science, Scopus; SciELO e Google Scholar. Definimos um protocolo de revisão que orientou todo o processo de identificação, avaliação, inclusão e análise dos textos. Na fase de identificação encontramos 171 artigos nas bases de dados. Na fase de avaliação e categorização excluímos os artigos repetidos e fora do escopo e após análise dos resumos excluímos os artigos que possuíam objetivo, participantes e lócus diferente do estabelecido no protocolo, chegando a 89 artigos. Ao aplicar os critérios finais de inclusão e exclusão do protocolo, o número de artigos foi reduzido a 12. Por fim, os 12 artigos foram submetidos aos critérios de elegibilidade final com a leitura completa do texto e 8 artigos foram selecionados para esta revisão. Concluímos que pesquisas sobre a situação dos surdos que vivem no interior são preocupação de investigadores de diversos países. Que no interior, a educação de surdos ocorre em meio a desafios bastante peculiares e que há um descompasso entre a situação educacional e linguística dos surdos que vivem no interior com seus pares nas grandes cidades.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Vilela, CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho

Doutorando em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Especial, CIEd, Instituto de Educação, Universidade do Minho. Professor da Universidade Federal de Alagoas - Campus do sertão. Tem interesse nas temáticas de educação de Surdos, interiorização da Língua de Sinais e a situação das pessoas surdas que vivem longe dos grandes centros urbanos. É coordenador do NEPILS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Interiorização da Língua de Sinais, do Campus do Sertão da UFAL.

Anabela Cruz-Santos, CIEd- Instituto de Educação, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, especialização em Educação Especial pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Principais interesses de investigação: aquisição e desenvolvimento de competências de comunicação em crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, construção e validação de instrumentos de avaliação de linguagem, e estratégias baseadas na investigação para crianças com Perturbações da Comunicação e Deficiência Auditiva.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

Vilela, C. das N., & Cruz-Santos, A. (2020). SURDOS QUE VIVEM NO INTERIOR E A INTERIORIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 94–105. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4345

Edição

Seção

Artigos de Revisão