UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO INSTITUINTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4390

Palavras-chave:

Avaliação. Cotidiano escolar. Prática pedagógica. Vistos escolares.

Resumo

Tomando a avaliação enquanto tema, o presente estudo delimita uma prática não institucional enquanto problema de pesquisa – os ‘vistos’ concedidos por professores (as) aos estudantes, após a consecução de atividades escolares. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública, e foram entrevistados professores, estudantes e seus familiares desde uma pauta que objetivou conhecer os diferentes consumos destinados a estes ‘vistos’. A prática de conferência das atividades escolares, conhecida como ‘visto’ atribuído aos cadernos, atravessa e se incorpora às relações sociais que ocorrem em práticas de ensino e aprendizagem, afetando ainda as relações entre família e escola. Dialogando com as proposições de Michel de Certeau, foi observado que se trata de prática cotidiana amplamente utilizada, e cujas diferenciações são postas ao consumo, uma vez que seu uso não refletido favorece o improviso, intensifica a centralidade do poder e inscreve o desejo pelo conhecimento em um status de baixa intensidade. Junte-se a isto, o fato de os ‘vistos’ incrementarem a disciplinarização dos corpos, interferirem diretamente junto ao rendimento e certificação escolar, além de fortalecerem concepções já refutadas, provenientes de lógicas comportamentais. O artigo aponta para a relevância dos estudos em cotidiano escolar, aproximando-se de práticas ainda pouco conhecidas.

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-10-16

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2021). UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO INSTITUINTE NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 16(2), 70–79. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4390

Edição

Seção

Artigos