CORAL INFANTO-JUVENIL – A MÚSICA E O CANTO-ORFEÔNICO
Resumo
A música é a ciência de combinar os sons de forma ordenada e agradável ao ouvido, ciência esta que acompanha o ser humano desde os primórdios da civilização, é uma das formas mais belas de expressar os sentimentos. O canto orfeônico é um meio efi caz de educação de massas, uma das mais altas cristalizações da música, porque, com seu enorme poder de coesão, ele integra o indivíduo ao patrimônio social da pátria. O canto-coral tem como meta a socialização do aluno. Inserir o canto coral na grade escolar é muito importante para a formação dos alunos e seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Uni-los em torno de um mesmo ideal, no qual o “eu” passa a ser “nós” e o singular passa a ser o coletivo, é o objetivo. Neste projeto foram ministradas aos alunos noções básicas de música, para que pudessem compreender com clareza os mais variados itens que compõem uma peça musical e seus principais elementos: melodia, harmonia, ritmo e cânone, e as diferenças entre eles. Os alunos tiveram uma experiência maior com o cânone, com o qual puderam observar e aprender as diferenças de maneira divertida, em que a lógica, a métrica e a disciplina se fi zeram presentes. Para cada etapa de ensino do currículo escolar, fez-se necessário uma metodologia musical diversifi cada, atendendo às diversas faixas-etárias, a fi m de que melhor aproveitassem o conteúdo ministrado durante o período letivo. Este trabalho foi desenvolvido com alunos das 5.ª e 6.ª séries da E.E. Dr. Henrique Smith Bayma, localizada no bairro de Itaim Paulista, na cidade de São Paulo. A fi nalidade da música no ensino fundamental é desenvolver no aluno a aptidão para captar a linguagem musical e se expressar através dela. O conceito de música varia de cultura para cultura, mas é uma linguagem universal e, se estimularmos o aluno pela continuidade dos estudos, teremos uma escola em que a alegria será soberana.Downloads
Como Citar
Vicente, P. S. (2009). CORAL INFANTO-JUVENIL – A MÚSICA E O CANTO-ORFEÔNICO. Revista Educação - UNG-Ser, 4(1), 69–75. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/464
Edição
Seção
Espaço do Aluno