A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A SAÚDE NA ESCOLA: UM OLHAR PARA O DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5025

Palavras-chave:

Ensino. Docência. Saúde mental.

Resumo

A pandemia trouxe a imposição aos profissionais em educação desenvolverem novos conhecimentos e habilidades para lidar com os desafios impostos. A necessidade de se reinventar, provocou em muitos professores uma sensação de mal-estar, e intervenções no campo da saúde mental tornaram-se imprescindíveis na atuação docente. Esse estudo investiga como à pandemia impactou na prática pedagógica e a na saúde dos docentes, de uma escola pública. Assim, buscou-se por meio dessa investigação corroborar com possíveis melhorias das condições apresentadas, além de apresentar contribuições científicas para o campo do bem-estar e qualidade de vida dos docentes. As ações formativas contemplaram as demandas emergentes do cotidiano escolar, como forma de apoiar os professores, e incluir a escuta e o diálogo sobre saúde mental no âmbito das formações continuadas. Foi possível identificar os reflexos do ensino remoto emergencial na prática docente, e as implicações que impactaram a qualidade de vida dos educadores.

Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental e Especialista em Conservação da Biodiversidade.

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde.

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Felix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências Biológicas/UFSM

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-28

Como Citar

Candito, V., Mendonça Menezes, K., Braz Carlan Rodrigues, C., & Antunes Soares, F. A. (2023). A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A SAÚDE NA ESCOLA: UM OLHAR PARA O DOCENTE. Revista Educação - UNG-Ser, 18(1), 6–18. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5025

Edição

Seção

Artigos