PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO – ATÉ QUANDO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Larissa Gabrielle Ramos Navarro
  • Abigail Malavasi

Palavras-chave:

Patologização, Fracasso escolar, Educação, Inclusão, Paulo Freire.

Resumo

O estudo teve como objetivo principal trazer uma reflexão sobre a patologização da educação e da sociedade. Traz brevemente a forma como a visão biomedicalizadora se instaurou na sociedade, a conceitualização do “mal”, a forma como a visão sobre o “mal” deixou de ser religiosa e passou a ser médica. A patologização da educação é um problema atual que está crescendo dia após dia, constata-se isso ao observar o aumento na produção e no consumo de psicotrópicos. A escola tem servido como local principal na instauração desse processo medicalizador, o fracasso escolar é justificado na patologização, as crianças passam a ser rotuladas e divididas em dois grupos: as crianças que aprendem e as crianças que não aprendem, e assim são privados do seu direito de ser criança, internalizam uma patologia inexistente, são culpabilizadas e isenta-se a responsabilidade dos professores, das escolas, dos sistemas de ensino e das políticas de um problema tão antigo que é o fracasso escolar. Assim uma falsa inclusão escolar ganha espaço, a inclusão que objetiva a normalização, que não respeita a diversidade, que enxerga limitações e ignora as potencialidades.

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Ramos Navarro

Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto, graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos, especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação São Luís, especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Faculdade de Educação São Luís e especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação São Luís. Professora adjunto II da Prefeitura Municipal de Santos, no atendimento Educacional Especializado. Mestranda Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental pela Universidade Metropolitana de Santos. Bolsista no Programa Mestre-Aluno (Prefeitura Municipal de Santos).

Abigail Malavasi

Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes , graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo. Professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. 

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Publicado

25-10-2025

Como Citar

Ramos Navarro, L. G., & Malavasi, A. (2025). PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO – ATÉ QUANDO? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 20(1), e2015123. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/5123

Edição

Seção

Reflexões e Experiências