DESCRIÇÃO DA PERSONALIDADE E DAS HABILIDADES SOCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DE HUMANAS, EXATAS E BIOLÓGICAS.

Autores

  • Ádhila Carlos Oliveira de Espírito Universidade Guarulhos
  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever traços de personalidade e habilidades sociais em estudantes universitários das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Participaram do estudo 192 estudantes universitários do primeiro e último anos dos cursos de Matemática, Administração e Enfermagem, representando as três grandes áreas do conhecimento. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados um questionário sociodemográfico, e dois instrumentos de avaliação psicológica, o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS). Diante das necessidades psicológicas, percebeu-se mais semelhanças do que diferenças entre os estudantes em suas áreas de conhecimento, indicando portanto que não há uma padronização de perfis esperados, mas sim características esperadas para cada momento na graduação e atuação profissional, variando de acordo com os pré-requisitos para a formação. Espera-se com tais dados, poder contribuir para uma compreensão que possibilite pensar sobre tais traços de personalidade e habilidades sociais dos acadêmicos, e até que ponto estas poderiam interferir no desempenho acadêmico ou da futura atuação profissional dos estudantes. Sendo assim, ressalta-se a importância de mais estudos que possam levantar novas questões e reflexões acerca da personalidade, como possível estrutura direcionadora de desejos e vocações e também das habilidades sociais que, cada vez mais, tornam-se inevitáveis para o relacionamento humano em todos os contextos.

Downloads

Como Citar

Espírito, Ádhila C. O. de, & Castro, P. F. de. (2011). DESCRIÇÃO DA PERSONALIDADE E DAS HABILIDADES SOCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS DAS ÁREAS DE HUMANAS, EXATAS E BIOLÓGICAS. Revista Educação - UNG-Ser, 6(1), 81 a 100. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/817

Edição

Seção

Espaço do Aluno