ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE ESCLEROSE TUBEROSA

Authors

  • Vanessa Lucas Ribeiro Universidade Guarulhos

Keywords:

Esclerose Tuberosa. Linguagem/Desenvolvimento. Transtornos da Comunicação.

Abstract

A Esclerose Tuberosa (ET) é uma doença autossômica degenerativa caracterizada por nódulos benignos em diversos órgãos do corpo, inclusive o cérebro. Comparada a outras patologias há escassez de publicações a cerca de suas características, tratamentos e prognóstico. Os acometimentos gerados por essa patologia afetam cada indivíduo de maneira muito peculiar. A aquisição da linguagem é um processo que exige maturação e estimulação e por esse motivo a terapia fonoaudiológica em crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem relacionado a patologias como a ET é tão importante. Na ET o Sistema Nervoso Central pode ser acometido através de tuberosidades corticais, nódulos subependimários ou astrocitoma gigante subependimário, favorecendo o desenvolvimento anormal do córtex cerebral e dificultando a comunicação entre os neurônios, relacionando-se diretamente com o retardo mental, distúrbios de comportamento e, consequentemente no déficit de aquisição e desenvolvimento da linguagem. A terapia fonoaudiológica em pacientes com déficit cognitivo busca estimular os aspectos sensorial, visual e auditivo, adequar às funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição) e o sistema fonético e fonológico da criança. Esta pesquisa pretende descrever um caso clínico de Atraso no Desenvolvimento da Linguagem em uma criança com ET, abordando aspectos relativos à intenção comunicativa, a intervenção fonoaudiológica e os ganhos de linguagem considerando as peculiaridades da ET. O sujeito desta pesquisa é do gênero masculino, 04 anos de idade, com diagnóstico nosológico de Esclerose Tuberosa e diagnóstico fonoaudiológico de Atraso de Linguagem associado à patologia, em tratamento fonoaudiológico na clínica de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos. O estudo está sendo realizado através da análise do prontuário do paciente durante a qual observam-se os benefícios gerados pela terapia de intervenção fonoaudiológica que acontece na forma de interação com a criança, trabalhando a troca de turno e a adequação da linguagem através da atribuição da função às palavras que formam o vocabulário do paciente. Após a intervenção fonoaudiológica, nota-se melhora na intenção comunicativa da criança, além de aumento do número de palavras emitidas, ainda que com distorção fonética.

How to Cite

Ribeiro, V. L. (2013). ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE ESCLEROSE TUBEROSA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 8(2 Esp), 66. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1314

Issue

Section

Ciências Biológicas e da Saúde