DIRETRIZES PARA O PROJETO DE EDIFÍCIOS VOLTADOS PARA O APOIO AO ENSINO SUPERIOR REALIZADO ATRAVÉS DO EAD NO BRASIL

Authors

  • Roberta Betania Ferreira Squaiella Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Roberto Righi Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3181

Abstract

Este artigo posiciona-se frente à intensa e crescente expansão recente do ensino superior à distância no Brasil devido a condicionantes como: o surgimento de novas concepções pedagógicas; a clara emergência do aluno nativo digital; o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação; a eclosão de novas legislações que perseguem o estímulo ao aumento quantitativo e qualitativo da estrutura educacional. Vive-se a era do conhecimento com a afirmação do tele trabalho e a banalização do lugar e a necessidade das relações assíncronas, impossíveis de serem respondidas pelo ensino unicamente presencial. Tudo isto possui fortes consequências para o projeto arquitetônico escolar, que precisa ser aperfeiçoado, tanto na sede, como nos polos de apoio presencial, envolvendo a infraestrutura física e os apoios essenciais para a operacionalidade dos cursos. A metodologia empregada é pesquisa bibliográfica, enfocando a caracterização do processo em âmbito nacional e internacional. Os resultados alcançados constituem-se em diretrizes a serem aplicadas em projetos de espaços físicos de apoio ao ensino a distância e híbridos.

Author Biographies

Roberta Betania Ferreira Squaiella, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Roberto Righi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Arquitetura pela FAUUSP, 1988. Professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Published

2020-07-16

How to Cite

Squaiella, R. B. F., & Righi, R. (2020). DIRETRIZES PARA O PROJETO DE EDIFÍCIOS VOLTADOS PARA O APOIO AO ENSINO SUPERIOR REALIZADO ATRAVÉS DO EAD NO BRASIL. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 20–31. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3181

Issue

Section

Artigos