EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO MUNDO HODIERNO

Authors

  • Nivaldo Nogueira de Ávila Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Michel Canuto de Sena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Fernando Moreira Freitas da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Alcione Maria dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3309

Keywords:

Educação, teoria do capital humano, prática docente, professor

Abstract

O presente estudo aponta e discute aspectos da metodologia de ensino docente na atualidade. Dentre os principais tópicos, podemos citar a formação de professores com embasamento na teoria do capital humano, o que acaba por interferir diretamente na organização do sistema educacional. Nosso atual sistema educacional evidencia o desenvolvimento da formação docente através de novas tecnologias e entende que a identidade profissional também incorpora o espaço conquistado para desenvolver seu trabalho de forma institucionalizada. Assim, a utilização da educação como ferramenta das classes dominantes, investiga pressupostos que embasam a formação e prática do professor, apontando as principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento da prática. Para isso, foi realizada revisão narrativa e compreensiva.

Author Biographies

Nivaldo Nogueira de Ávila, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2000), Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Ana Wollerman(Dourados/MS), Pós Graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(Campus de Campo Grande/MS) e atualmente Cursando Mestrado em Educação Social pela UFMS - Campus do Pantanal.

Michel Canuto de Sena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em direito, especialista em direito civil e direito processual civil, mestre e doutorando pelo programa de pós-graduação em saúde e desenvolvimento na região centro-oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Fernando Moreira Freitas da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Direito pela USP, sob a orientação da professora Dra. Elza Antonia Pereira Cunha Boiteux. Mestre em Direito pela UEL. Professor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul. Juiz de Direito do TJ-MS.

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1997), e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1999). Professor Titular Aposentado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2017). Professor Permanente, Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD) (Mestrado e Doutorado)

Alcione Maria dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal desde 2014. Atuação na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira/Literatura e Ensino. Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Educação (GEPELE). Doutorado (2007) e Mestrado (2003) em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Graduação em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e Língua Alemã - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara).

Published

2019-12-13

How to Cite

Ávila, N. N. de, Sena, M. C. de, Silva, F. M. F. da, Bastos, P. R. H. de O., & Santos, A. M. dos. (2019). EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO MUNDO HODIERNO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 99–105. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3309

Issue

Section

Artigos de Revisão