AS FESTIVIDADES NO GRUPO ESCOLAR PADRE MÁRIO FORESTAN NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS, 1958 A 1974

Authors

  • Geracilda Maria de Oliveira
  • Sonia Maria Santos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3515

Keywords:

Festividade. Grupo escolar. Práticas alfabetizadoras.

Abstract

Este artigo foi elaborado seguindo os pressupostos teóricos da Nova História Cultural e metodológicos da História Oral, teve como proposta refletir sobre os aspectos didáticos-pedagógicos nas festividades escolares ocorridas no Grupo Escolar Padre Mário Forestan, no período de 1958 a 1974, em datas comemorativas, em festividades de caráter cívico ou religioso, em passeios pedagógicos e em desfiles escolares. Essas festividades suscitam a imaginação, a criatividade dos alunos e permitem que eles tenham acesso aos bens sociais e culturais brasileiros, porém, as mesmas cumprem os ideais republicanos em formar o novo cidadão e o trabalhador. À vista disso, o presente artigo visa analisar as festividades escolares como ferramenta educacional, como elemento norteador para as práticas das professoras alfabetizadoras.

Author Biographies

Geracilda Maria de Oliveira

Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em educação pela mesma instituição.

Sonia Maria Santos

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Published

2019-12-13

How to Cite

Oliveira, G. M. de, & Santos, S. M. (2019). AS FESTIVIDADES NO GRUPO ESCOLAR PADRE MÁRIO FORESTAN NAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS, 1958 A 1974. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 12–24. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3515

Issue

Section

Artigos