A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA MORAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ENSAIOS SOBRE AQUISIÇÃO DOS VALORES MORAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Authors

  • Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins Faculdade de Direito de Franca, Escola Superior de Advocacia – SP
  • João Henrique de Oliveira Bento Graduando em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL – Campinas.
  • Karla Cristina da Costa e Silva de Mattos Martins Faculdade de Direito de Itu
  • Alessandro Marco Rosini Anhanguera Educacional/SP, UNIVAG/MT
  • Angelo Palmisano UNIVAG/MT
  • Marcio Magera Conceição UNG/SP

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3711

Keywords:

Moralidade – aprendizagem – valores morais – pós-modernidade – construtivismo

Abstract

Este artigo trata do processo de transmissão da moralidade e a aprendizagem dos valores no mundo pós-moderno. A partir do aprofundamento dos conceitos de moralidade, educação e aquisição de moralidade, entende-se que é na interação e relação interpessoal que a moral se forma e se estabelece. O desenvolvimento moral ocorre quando a criança aprende como agir perante o outro, respeitando regras e promovendo a dignidade humana. O artigo indica um paradoxo da pós-modernidade: o imenso desenvolvimento tecnológico em detrimento de imaturidade política e crise da ética e moral. Por fim, apresenta o método construtivista como uma possível solução para resolução do problema de aquisição dos valores morais.

Author Biographies

Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins, Faculdade de Direito de Franca, Escola Superior de Advocacia – SP

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

João Henrique de Oliveira Bento, Graduando em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL – Campinas.

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC - Campinas. Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional. Aluno especial em temas da filosofia e psicologia, na linha da Psicanálise, Unicamp. Iniciação científica em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC – Campinas. Graduando em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL – Campinas.

Karla Cristina da Costa e Silva de Mattos Martins, Faculdade de Direito de Itu

Mestre em Direito da Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU /SP,

Alessandro Marco Rosini, Anhanguera Educacional/SP, UNIVAG/MT

Pós-Doutor em Administração de Empresas pela FEAUSP

Angelo Palmisano, UNIVAG/MT

Doutor em Ciências Sociais PUC SP

Marcio Magera Conceição, UNG/SP

Pós Doutor junto ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da Unicamp

Published

2019-12-13

How to Cite

Martins, M. A. M. de M., Bento, J. H. de O., Martins, K. C. da C. e S. de M., Rosini, A. M., Palmisano, A., & Conceição, M. M. (2019). A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA MORAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ENSAIOS SOBRE AQUISIÇÃO DOS VALORES MORAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 118–126. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3711

Issue

Section

Artigos de Revisão