PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DEMANDADAS DOS PROFISSIONAIS NA ECONOMIA DIGITAL

Authors

  • Sergio Pamboukian Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Roberto Kanaane

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3974

Keywords:

Economia Digital, Práticas Docentes, Competências, Cursos Superiores Tecnológicos

Abstract

O artigo visa discutir as práticas docentes adotadas em cursos superiores tecnológicos objetivando responder às mudanças impostas pelos processos de transição da sociedade contemporânea para uma economia digital. Foi realizada uma pesquisa quantiquali utilizando o método explicativo conjugado com a abordagem de estudo de caso. Foram adotadas as técnicas de pesquisa bibliográfica junto à literatura científica contemplando o estado da arte da temática da investigação, assim como a pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário eletrônico para coleta de dados por meio dos docentes. O objeto de estudo constituiu-se nos Cursos Superiores Tecnológicos oferecidos por uma Instituição Estadual de Ensino Superior Tecnológico em São Paulo, à qual estão vinculados os pesquisadores. Os resultados apontam a necessidade de diversificar acervo de práticas docentes e de realinhar a formação docente visando atender às demandas de uma geração de nascidos digitais que atuará em uma economia digital.

Author Biography

Sergio Pamboukian, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Aluno Especial de Doutorado IPEN (atual), Mestre em Educação Profissional pelo Centro Paula Souza (2018), Especialização MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004), Graduação em Licenciatura Plena em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Graduação em Tecnologia Mecânica Modalidade Soldagem pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1986). Executivo, no Brasil e exterior, foi Professor Tutor dos Cursos de MBA do FGV Online e Professor do Curso de Tecnologia em Mecânica Processos de Soldagem na FATEC Itaquera. Tem experiência em Engenharia com ênfase em Soldagem, Consultoria de Gestão e Educação. Atua no corpo Docente da Faculdade de Tecnologia de São Paulo e SENAI Nadir Figueiredo (Osasco).

Published

2020-07-16

How to Cite

Pamboukian, S., & Kanaane, R. (2020). PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DEMANDADAS DOS PROFISSIONAIS NA ECONOMIA DIGITAL. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 32–47. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3974

Issue

Section

Artigos