OS DESAFIOS DA PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS

Authors

  • Flávia Pedrosa de Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Carla da Conceição de Lima

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4380

Keywords:

desafios da prática da gestão escolar, rede municipal, recursos pedagógicos, Indisciplina.

Abstract

O objetivo deste artigo é identificar os desafios da prática da gestão escolar em escolas municipais brasileiras. Para tal, foram utilizados os dados de diretor e alunos da Prova Brasil de 2017 que possibilitou traçar um perfil dos diretores e identificar seus desafios por segmento (anos iniciais do Ensino Fundamental; anos finais do Ensino Fundamental; e Ensino Fundamental completo). Nos três segmentos há predominância de diretores que estão no primeiro mandato e que ascenderam ao cargo por indicação. Os desafios identificados em todos os segmentos foram: a falta de recursos pedagógicos presentes nas escolas com grande nível de desigualdade de aprendizado e baixo nível socioeconômico e a indisciplina, que possui correlação moderada positiva com a indicação como forma de provimento ao cargo de diretor da escola. Ambos os desafios se mostram menos acentuados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Published

2022-06-08

How to Cite

Camargo, F. P. de, & Lima, C. da C. de. (2022). OS DESAFIOS DA PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 17(2), 134–150. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4380

Issue

Section

Artigos