PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO.

Authors

  • Maria José Dias de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus Boituva
  • Jose Roberto Silva Bretas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4709

Keywords:

Adolescente. Escola. Jovem. Relações de gênero.

Abstract

Pesquisa qualitativa realizada em escola do município de São Paulo com objetivo de conhecer as práticas discursivas de adolescentes/jovens entre 14 e 17 anos sobre gênero. Abordagem teórico-metodológica da produção de sentidos do cotidiano, uma forma de trabalhar com a linguagem, sob a perspectiva construcionista. Coleta realizada por meio de duas questões aplicadas a um grupo de 211 participantes. Para o conteúdo das respostas adotamos a análise crítica do discurso. O processo de significação e produção de significados produziu esquemas que permitiram identificar a problemática e como é a sua inserção no cotidiano, obstáculos e superação dos desafios apresentados discursivamente sobre o ser homem e ser mulher. Os resultados mostraram a conduta de adolescentes/jovens em relação ao tratamento dado às questões pertinentes às práticas discursivas de gênero. Percebeu-se a existência de relações hierárquicas entre homens e mulheres que são manifestadas a partir das relações de dominação, poder e assimetria. Observou-se fortemente as permanências e, persistências de manter ordenamentos, costumes e significados associados através dos tempos do ser mulher e ser homem. Reconhecemos uma visão de masculinidade homogênea e positiva e uma imagem de feminilidade subalterna e dominada pelos costumes de uma sociedade conservadora. Desvelou-se uma tímida possibilidade de mudanças no que se refere à representação do que é ser mulher. Foram apontadas algumas características significativas, como aspectos visuais, valores e posturas que independem do sexo biológico. O estudo recomenda que sejam fomentadas políticas públicas que visem trabalhar fortemente uma imagem positiva e mais valorizada das mulheres e maior igualdade e equidade entre os sexos.

Author Biographies

Maria José Dias de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus Boituva

Pedagoga. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus Boituva. http://lattes.cnpq.br/6172217754363581

Jose Roberto Silva Bretas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Psicólogo. Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). http://lattes.cnpq.br/9720478681165248

Published

2022-06-08

How to Cite

Freitas, M. J. D. de, & Bretas, J. R. S. (2022). PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 17(2), 151–173. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4709

Issue

Section

Artigos