AS POLÍTICAS CURRICULARES DE INSERÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.33947/educacao.v19i1.5100Keywords:
Socioemotional skills. BNCC. Brazilian schools.Abstract
A busca global por excelência e equidade educacional trouxe uma ênfase crescente na aprendizagem social e emocional nas escolas. Acredita-se que essas habilidades são eficazes na promoção do bem-estar e do desempenho acadêmico de estudantes em todas as origens socioeconômicas e culturais. Ante o exposto, o objetivo deste artigo é analisar a inserção das competências socioemocionais nas escolas brasileiras, abordando as perspectivas e os desafios. Quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa. Para elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia da revisão integrativa da literatura. Trata-se, também, de uma pesquisa exploratória, no intuito de proporcionar um conhecimento sobre determinado problema ou fenômeno. Realizou-se a busca por estudos publicados e indexados nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e Portal CAPES. Os critérios de inclusão foram: a) artigos publicados acerca da temática e publicados entre os anos de 2000 e 2022; b) não restrição de idioma. Os critérios de exclusão foram: a) resenhas de livros; b) manuais; c) relatórios técnicos. Para análise de dados foi realizada uma leitura analítica com o objetivo de ordenar as informações de acordo com sua relevância e uma síntese foi realizada de forma a construir esta pesquisa. Os dados foram analisados segundo a técnica desenvolvida por Bardin (2016). A partir do que afirmam os autores, concluiu-se que educação nos dias de hoje exige a ampliação do que se entende por aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências que combinem as dimensões cognitivas e socioemocionais do aprendizado. A educação em saúde e bem-estar, ao longo do ensino fundamental e médio, pode e deve ser usada para ensinar habilidades sociais e emocionais. Com isso, se o intuito da educação é promover no estudante uma formação integral, as habilidades socioemocionais devem ser combinadas com as habilidades cognitivas para garantir uma educação omnilateral e emancipadora.References
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