AS POLÍTICAS CURRICULARES DE INSERÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Authors

  • Willame Nogueira de Sena Miami University of Science and Technology

Keywords:

Socioemotional skills. BNCC. Brazilian schools.

Abstract

A busca global por excelência e equidade educacional trouxe uma ênfase crescente na aprendizagem social e emocional nas escolas. Acredita-se que essas habilidades são eficazes na promoção do bem-estar e do desempenho acadêmico de estudantes em todas as origens socioeconômicas e culturais. Ante o exposto, o objetivo deste artigo é analisar a inserção das competências socioemocionais nas escolas brasileiras, abordando as perspectivas e os desafios. Quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa. Para elaboração da pesquisa foi utilizada a metodologia da revisão integrativa da literatura. Trata-se, também, de uma pesquisa exploratória, no intuito de proporcionar um conhecimento sobre determinado problema ou fenômeno. Realizou-se a busca por estudos publicados e indexados nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e Portal CAPES. Os critérios de inclusão foram: a) artigos publicados acerca da temática e publicados entre os anos de 2000 e 2022; b) não restrição de idioma. Os critérios de exclusão foram: a) resenhas de livros; b) manuais; c) relatórios técnicos. Para análise de dados foi realizada uma leitura analítica com o objetivo de ordenar as informações de acordo com sua relevância e uma síntese foi realizada de forma a construir esta pesquisa. Os dados foram analisados segundo a técnica desenvolvida por Bardin (2016). A partir do que afirmam os autores, concluiu-se que educação nos dias de hoje exige a ampliação do que se entende por aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências que combinem as dimensões cognitivas e socioemocionais do aprendizado. A educação em saúde e bem-estar, ao longo do ensino fundamental e médio, pode e deve ser usada para ensinar habilidades sociais e emocionais. Com isso, se o intuito da educação é promover no estudante uma formação integral, as habilidades socioemocionais devem ser combinadas com as habilidades cognitivas para garantir uma educação omnilateral e emancipadora.

Author Biography

Willame Nogueira de Sena, Miami University of Science and Technology

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Básica. Mestrando em Master of Science in Emergent Technologies in Education pela Miami University of Science and Technology, na Flórida, Estados Unidos. 

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Published

2025-01-23

How to Cite

de Sena, W. N. (2025). AS POLÍTICAS CURRICULARES DE INSERÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 19(1), e1915100. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/5100

Issue

Section

Artigos de Revisão