FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFESSORES: MEMÓRIA, PERCEPÇÕES E CONTEXTOS REFERENCIAIS.

Authors

  • Neli Klix Freitas Universidade Guarulhos

Abstract

O artigo propõe-se a abordar a temática da formação de professores, envolvendo a memória e as percepções que integram a dimensão cognitiva de cada um. São considerados os contextos referenciais, que funcionam como uma espécie de moldura, presentes na vida de cada professor, integrando sensações de prazer, desprazer, satisfação ou insatisfação nas experiências e as vivências. O artigo foi elaborado com base na pesquisa desenvolvida pela autora sobre o tema. Foram participantes 15 professores que exercem a docência em escolas públicas no ensino médio, em Florianópolis. Os dados foram coletados com base no método da história de vida de cada professor, escrita pelos mesmos. Os dados da pesquisa possibilitaram a identificação e análise de significados das vivências, da formação e do exercício da docência dos participantes, em uma articulação que contempla elementos perceptivos, cognitivos e afetivos presentes na formação e no trabalho docente, considerando cada professor como sujeito do processo educativo.

How to Cite

Freitas, N. K. (2011). FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFESSORES: MEMÓRIA, PERCEPÇÕES E CONTEXTOS REFERENCIAIS. Revista Educação - UNG-Ser, 6(2), 04–15. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/922

Issue

Section

Artigos