A EDUCAÇÃO DOS SUPERDOTADOS: HISTÓRIA E EXCLUSÃO

Authors

  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Guarulhos
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Guarulhos

Abstract

A história dos superdotados, no Brasil, é marcada, mais expressivamente, por iniciativas particulares que públicas. Pessoas se destacaram na educação dos superdotados como Helena Antipoff, entretanto, poucas ações públicas são registradas para esse grupo de educandos. Desde o início do século XX, a educação para os superdotados tem sido apontada, porém, as matrículas dos educandos superdotados são ínfimas, segundo o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) e estudiosos da área. Neste breve relato da história da educação dos superdotados, este artigo apresenta uma interface entre a história e a exclusão desses educandos no sistema escolar brasileiro.

How to Cite

Rangni, R. de A., & Costa, M. da P. R. da. (2011). A EDUCAÇÃO DOS SUPERDOTADOS: HISTÓRIA E EXCLUSÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 6(2), 16–24. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/923

Issue

Section

Artigos