METANÁLISE SOBRE O MÉTODO DE RORSCHACH: PRODUÇÕES INTERNACIONAL E NACIONAL

Authors

  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos

Keywords:

Avaliação Psicológica. Método de Rorschach. Produção Científica.

Abstract

Desde 1921, quando foi publicado o Método de Rorschach, a referida estratégia de avaliação psicológica constitui-se como um importante recurso para a avaliação de aspectos psicológicos. Passou, nas últimas nove décadas, por inúmeras atualizações e ampliações, graças à intensa produção científica em diferentes âmbitos do saber psicológico. O presente texto investigou a produção científica com o Método de Rorschach nos últimos dez anos, entre 2000 e 2010, analisando-se 892 resumos de artigos publicados em sete diferentes bases de dados. Os dados mais incidentes revelaram que: A maior parte dos artigos teve sua publicação em 2007 (10,7% - N=96), 2003 (10,5% - N=94) e 2001 (10,2% - N=91). Foram levantados 233 periódicos com artigos sobre o Rorschach no período, sendo que a maior quantidade de textos foi encontrada no Journal of Personality Assessment (16,7% - N=149) e Psychologie Clinique et Projective (9,8% - N= 88). Os trabalhos foram escritos em 11 diferentes idiomas, sendo a maioria publicada em inglês (58,7% - N= 524) e francês (18,6% - N= 166). Quanto ao delineamento utilizado nos estudos, houve predomínio de estudos empíricos (85,2% - N= 760), com ênfase nas pesquisas sobre diferentes quadros de psicopatologia (30,3% - N=270) e aspectos técnicos sobre aplicação, avaliação e estudos psicométricos com o teste (29,6% - N=264). A maior parte dos trabalhos teve autoria única (35,2% - N=314), sem identificação do sistema de classificação utilizado no estudo do Rorschach (69,4% - N=619). Os dados expostos refletem a ampla produção científica sobre o Método de Rorschach no período.

How to Cite

Castro, P. F. de. (2012). METANÁLISE SOBRE O MÉTODO DE RORSCHACH: PRODUÇÕES INTERNACIONAL E NACIONAL. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 7(1), 08–22. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/996

Issue

Section

Artigos