A ORDEM DO DISCURSO NO CONTEXTO DOCENTE E SUAS REPRESENTAÇÕES - UMA NOVA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Autores/as

  • Wellington Amâncio da Silva Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Análise do Discurso. Intersubjetividade. Representações sociais. Docência.

Resumen

O principal objetivo desse trabalho é discutir os significados (re) produzidos através dos discursos, compartilhados nos contextos da docência e o modo como estes orientam a forma de pensar e de agir dos sujeitos implicados, em face da experiência e critica destes mesmos discursos. Essa produção é oriunda da pesquisa: Representações Sociais da Profissão Docente: discursos, papéis e (re) produção de sentidos, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VIII entre os anos de 2012 e 2013. Por fim, destaca-se a valorização dos aspectos intersubjetivos do discurso e de suas representações sociais, acessíveis aos sujeitos da docência enquanto produções de sua autoria, destacando a autonomia, a consciência crítica e emancipatória presentes nestas linguagens utilizadas pelos docentes.

Cómo citar

da Silva, W. A. (2014). A ORDEM DO DISCURSO NO CONTEXTO DOCENTE E SUAS REPRESENTAÇÕES - UMA NOVA PROPOSTA DE RECONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. Revista Educação - UNG-Ser, 9(1), 35–48. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1620

Número

Sección

Artigos