CONCEPÇÃO DE UM PARCELAMENTO DO SOLO ADEQUADO EM UMA GLEBA DO BAIRRO VILA RIO, NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP), COM BASE NOS CONDICIONANTES AMBIENTAIS.

Autores/as

  • Daniely de Oliveira Hino Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Parcelamento do solo. Condicionantes ambientais. Vila Rio.

Resumen

A arquitetura da paisagem urbana está sofrendo um processo de mudança em função das transformações da relação ecológica entre o homem e seu habitat. Os profissionais que trabalham com o planejamento das cidades têm que mudar o modo de pensar e agir e começar a utilizar frequentemente as palavras planejamento ambiental, zoneamento ambiental, projeto ambiental e desenho ambiental, pois o conceito do objeto de estudo foi substituído de espaço para ambiente. As condicionantes do meio físico e seus processos dinâmicos são considerados como informações complementares para muitos planejadores. Esse modelo equivocado de planificar o uso do solo urbano trouxe às cidades graves problemas de ordem ambiental e socioeconômica e a ocupação de áreas inadequadas à ocupação urbana. Há, portanto, uma necessidade urgente de criar uma nova base teórica para a forma urbana, preocupada com o meio ambiente, a preservação e a conservação dos recursos naturais, que vai contra o caminho da padronização e a fragmentação da paisagem urbana contemporânea. O presente trabalho tem como objetivo principal conceber um modelo de parcelamento do solo para uma gleba do bairro Vila Rio, município de Guarulhos (SP), utilizando a legislação pertinente e o estudo do meio físico como subsídios e diretrizes para o planejamento urbano e o desenho ambiental. A metodologia é dividida em quatro etapas básicas, resumidamente, mostradas a seguir: a) levantamento de dados disponíveis e pesquisa bibliográfica; b) trabalho de campo; c) definir os critérios de planejamento que orientarão o plano de parcelamento do solo; d) desenho do projeto de loteamento. O produto final corresponderá ao desenho e às diretrizes principais para um plano de parcelamento do solo que oriente a ocupação adequada baseada nas condicionantes ambientais e na legislação pertinente dessa gleba. A importância e a implicação dessa pesquisa se justificam pela necessidade de se valorizar os condicionantes ambientais no planejamento urbano, no sentido de minimizar os impactos e evitar a deflagração de áreas de risco geológico. Projeto elaborado com o apoio do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Guarulhos – PIBIC-UnG (Rodada I – 2013)

Cómo citar

Hino, D. de O. (2014). CONCEPÇÃO DE UM PARCELAMENTO DO SOLO ADEQUADO EM UMA GLEBA DO BAIRRO VILA RIO, NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP), COM BASE NOS CONDICIONANTES AMBIENTAIS. Revista Educação - UNG-Ser, 9(2 ESP), 85. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1821

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais