A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O CURRICULO NO ENSINO MÉDIO CAXIENSE

Autores/as

  • Fabio Soares da Costa Universidade Guarulhos
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Currículo. Educação. Educação Física.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as orientações, diretrizes e referenciais curriculares relacionados ao ensino da disciplina Educação Física nas escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Maranhão. O estudo procura apresentar um percurso histórico sobre a metodologia do ensino da educação física escolar e, também, como as orientações pedagógicas relacionadas ao currículo escolar contemplam as abordagens crítico superadora e crítico emancipadora. Como subsídio teórico-metodológico utilizou-se o estudo de caso, especificamente, o Encontro Pedagógico do C.E. Inácio Passarinho da cidade Caxias-MA, ocorrido entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, em que foi possível entender que o imbricamento entre a elaboração, a execução e a avaliação do currículo ainda demanda reflexões que se relacionem a um fazer pedagógico mais orientado à realidade social, cultural e política do Estado nordestino.

Cómo citar

Costa, F. S. da, & Rodrigues, J. de P. (2015). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O CURRICULO NO ENSINO MÉDIO CAXIENSE. Revista Educação - UNG-Ser, 10(1), 43–51. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2061

Número

Sección

Artigos