AVALIAÇÃO SUBJETIVA DA CRIATIVIDADE EM PRODUTOS DA ATIVIDADE PROJETUAL

Autores/as

  • Eduardo Cipriani Schwengber Universidade Guarulhos
  • Sidnei Renato Silveira Universidade Guarulhos
  • Vinicius Gadis Ribeiro Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Design de produto. Criatividade. Subjetividade. Avaliação.

Resumen

A avaliação subjetiva da criatividade em produtos possui alto grau de complexidade devido a fatores como a pluralidade de conceitos relativos à criatividade e ao design, a escolha de avaliadores e da amostra definida para a pesquisa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar aspectos relacionados à criatividade resultante em produtos desenvolvidos por acadêmicos de Design, fazendo-se valer de um método que utiliza auxílio de avaliadores/juízes. Para identificação do método e procedimentos, foram observadas as diversas variações dos termos criatividade e design, buscando direcionar os conceitos e classificações aos aspectos mais relacionados com a prática da avaliação da criatividade em produtos. Após a identificação das categorias de identificação de avaliadores, coletaram-se os produtos desenvolvidos e executou-se a avaliação com base subjetiva, de modo a gerar um panorama de informações qualitativas. O método possibilitou uma análise subjetiva, mas dentro de parâmetros pré-determinados, facilitando assim a organização dos resultados. Os resultados impactaram diretamente na mudança do tema projetual e possibilitam uma base de informações mais densa para melhoria dos produtos avaliados.

Cómo citar

Schwengber, E. C., Silveira, S. R., & Ribeiro, V. G. (2015). AVALIAÇÃO SUBJETIVA DA CRIATIVIDADE EM PRODUTOS DA ATIVIDADE PROJETUAL. Revista Educação - UNG-Ser, 10(1), 61–77. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2063

Número

Sección

Artigos