O SER CRIANÇA E O APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Fabricio Agostinho Bagatini Universidade Guarulhos
  • Mariângela Costa Schneider Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Protagonismo Infantil. Contemporaneidade. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Resumen

Cada vez mais, no espaço escolar há a presença das TICs, das redes sociais, e da Internet. Mesmo que a escola não as utilize, é afetada pelas tecnologias que as crianças trazem para a sala de aula. Nessa perspectiva, este estudo bibliográfico, procura compreender a relação existente entre o ser criança/discente e a escola dentro de um contexto contemporâneo. E, para que a escola possa acompanhar estas mudanças sociais, culturais, e passe a inserir no dia-a-dia escolar algumas tecnologias, o professor deve estar preparado. Nessa perspectiva, não podemos desconsiderar o Protagonismo Infantil neste processo de transformação social, econômica, tecnológica, cultural, sendo que as crianças estão acompanhando tudo isto e apropriando-se do manejo destes instrumentos novos que surgem, o que influencia o seu processo de aprendizagem e que se torna um grande desafio aos professores. Portanto, oportunizar que as crianças protagonizem os espaços escolares, trazendo seus conhecimentos para a sala de aula favorece que o professor também aprenda, além de ensinar.

Cómo citar

Bagatini, F. A., & Schneider, M. C. (2015). O SER CRIANÇA E O APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Educação - UNG-Ser, 10(2), 12–22. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2158

Número

Sección

Artigos