CONCEPÇÕES A RESPEITO DO AFRO-BRASILEIRO: UMA QUESTÃO DE APRENDIZADO

Autores/as

  • Josuel Stenio da Paixão Ribeiro Unicamp Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Negro. Processo Histórico e Aprendizagem. Etnocentrismo. Relativismo.

Resumen

Trata-se de uma análise a respeito das concepções existentes a respeito do afro-brasileiro e como elas são construídas ao longo do tempo, assim como podem e se devem ser desconstruídas/reconstruídas. Para tanto, esse artigo está subdividido em algumas seções: a primeira e a segunda fazem uma introdução e discutem a conceituação histórica e a definição do termo negro, assim como suas derivações e uso do senso comum, e como isso afeta esse grupo social na sociedade, pois é dessa forma que o processo de naturalização do preconceito e do estereótipo em nossa subjetividade passa a fazer parte de modo constante em todos nós, e ainda, voluntária ou involuntariamente, nos torna colaboradores de sua reprodução e perpetuação, o que nos é confirmado com os seguintes termos que são usados em nosso cotidiano sem nenhum questionamento, embora promova uma ação muito maior do que o mero ato objetivo de identificação direta dos signos com seus significados, mas carrega em si uma multiplicidade de sentidos. Na terceira e quarta seção, busca-se responder qual tem sido o papel da escola ao longo do tempo, e como a escola tem fracassado em relação a permanência e educação dos negros. Na última seção, busca-se posicionar elementos de superação.

Biografía del autor/a

Josuel Stenio da Paixão Ribeiro, Unicamp Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, sendo Bacharel, Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (linha de pesquisa: Pensamento Social e Políticas Públicas) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", também é Especialista no Ensino de Sociologia pela USP - Universidade de São Paulo, tendo experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Introdução a Sociologia e Sociologia Contemporânea, principalmente os seguintes temas: Teoria Crítica; Direitos Humanos; Intersubjetividade Comunicativa e na atualidade tem trabalhado a Teoria e Método de Bourdieu. Foi Professor nos Cursos de Direito e Pedagogia da FAPEPE - Faculdade de Presidente Prudente de 2009 a 2015.

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

Ribeiro, J. S. da P. (2018). CONCEPÇÕES A RESPEITO DO AFRO-BRASILEIRO: UMA QUESTÃO DE APRENDIZADO. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 23–34. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2373

Número

Sección

Artigos