A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Elizângela de Jesus Oliveira
  • Juarez Ramos da Silva
  • Daniela Aparecida Ramos Pimentel Damasceno
  • Dagmar Silva Pinto de Castro
  • Maraí de Freitas Maio Vendramine

Palabras clave:

Educação a Distância (EaD), Aprendizagem, Satisfação do Discente

Resumen

Este artigo discorre sobre a satisfação dos discentes vinculados à Educação a Distância (EaD). Um diferencial provocativo da EaD é a necessidade da mudança de postura do discente  de receptor passivo de informações para protagonista ativo da sua própria aprendizagem como pré-requisito ao processo de conhecimento. Para que isso ocorra, são disponibilizados ambientes de aprendizagem aos discentes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar, por meio do Índice de Satisfação Discente (ISD), a satisfação dos discentes de uma IES particular na Baixada Santista, litoral de São Paulo. A análise buscou estabelecer relações com os processos e dimensões da aprendizagem nas disciplinas ofertadas na modalidade de EaD nos anos de 2014 e 2015. Foi aplicado um questionário online composto por 23 questões; participaram da amostra 992 respondentes. Utilizou-se como material para análise as dimensões: avaliação da disciplina, atendimento e suporte, design e navegação. Para cada dimensão foram relacionadas variáveis que pudessem impactar na aprendizagem dos discentes. As questões foram disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os discentes responderem e, posteriormente, foram confrontadas para explicitar a satisfação por meio do Índice de Satisfação dos Discentes (ISD). Para a análise, utilizou-se do teste qui-quadrado de Pearson, que busca testar a significância estatística da associação entre tais variáveis. Os dados da pesquisa foram tratados no programa estatístico Predictive Analytics Software (PASW 18). Em todos os testes estatísticos utilizados, foi considerado um nível de significância de 5%. Em análise comparativa entre os quatro semestres do período de 2014 a 2015, foi possível verificar um declínio considerável na insatisfação e um reconhecimento satisfatório ao longo dos semestres por parte dos discentes quanto às questões relacionadas ao conteúdo e atividades; tutoria; design e navegação; atendimento e suporte; tutor técnico administrativo.

Biografía del autor/a

Elizângela de Jesus Oliveira

Doutoranda em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo/MG (FPL), especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei) e docente das disciplinas presenciais e na modalidade a distância pelo Centro Universitário Monte Serrat/SP (Unimonte).

Juarez Ramos da Silva

Doutor em Engenharia e Tecnologia dos Materiais pela PUC/RS. Mestre em Engenharia de Materiais, Energia e Ambiente pela Ulbra/RS e Engenheiro Civil pela Unisanta, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Business and Management pela Universidade da Califórnia, Irvine. Professor na Unimonte, Unisantos e Unisanta, sendo Coordenador do MBA LS Gestão de Projetos na Unisanta e no MBA Gerenciamento de Projetos na Unimonte. Atua em cursos de graduação e pós-graduação e é professor tutor e autor (conteudista) em cursos de EaD.

Daniela Aparecida Ramos Pimentel Damasceno

Pós-graduada em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2018), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte (2016), e em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Bacharela em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos - Unimes (2015). Bacharela em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte (2007). Professora no curso presencial de Gestão de Recursos Humanos e Coordenadora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Faculdade das Américas -FAM.

Dagmar Silva Pinto de Castro

Doutora em Psicologia pela USP, mestre em Psicologia da Saúde e psicóloga pela Umesp, professora titular da linha de Gestão de Pessoas e Organizações do Programa de Doutorado em Administração/PPGA-FGN/Unimep.

Maraí de Freitas Maio Vendramine

Doutoranda no curso de Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (Unimep). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possui mestrado em Administração de Empresas e formação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente há 17 anos em universidades nos cursos de graduação e pós-graduação. Carreira de 21 anos em empresas na área de Recursos Humanos, com enfoque em desenvolvimento profissional e pessoal. Possui formação em Coaching e Consultoria Interna de Desenvolvimento Organizacional na visão antroposófica.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Oliveira, E. de J., da Silva, J. R., Damasceno, D. A. R. P., de Castro, D. S. P., & Vendramine, M. de F. M. (2018). A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 78–97. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2740

Número

Sección

Artigos