DOR CRÔNICA EM GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Autores/as

  • Windezeik Cauan De Santana Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ
  • Monica Trovo Martins

Resumen

Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada com dano real ou potencial, sendo individual e considerada do modo que é descrita por quem a sente. Quando dura mais do que três meses a dor é considerada crônica e torna-se motivo de incapacidade física e sofrimento, perturbando os padrões de sono, apetite, libido, com manifestações frequentes de irritabilidade, alteração de energia e disponibilidade, diminuição na capacidade de concentração, acarretando prejuízos nas atividades sociais e profissionais. Objetivos: 1) Identificar a percepção de graduandos de cursos da área de saúde sobre a vivência da dor crônica durante sua formação universitária; 2) Verificar se a dor crônica influencia as atividades acadêmicas de graduandos de saúde. Trajetória Metodológica: estudo exploratório, transversal e de campo, com abordagem qualitativa, com estudantes do último semestre dos cursos de enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, farmácia, biomedicina e educação física de uma Universidade privada de Guarulhos, São Paulo, que possuam relato de dor crônica. A amostra será determinada de modo não aleatório e por conveniência. Os dados serão coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de ensino e serão obtidos por meio de entrevista semi estruturada, que será gravada em áudio digital e transcrita na íntegra. Os dados serão analisados de acordo com a metodologia de análise de conteúdo.

Publicado

2018-04-24

Cómo citar

De Santana, W. C., & Trovo Martins, M. (2018). DOR CRÔNICA EM GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2 ESP), 43. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3218

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde