INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE ENERGIA E REFRIGERAÇÃO DO LASER DE Er,Cr:YSGG SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL E DA TEMPERATURA QUANDO APLICADOS SOBRE SUPERFÍCES DE TITÂNIO LISO E TRATADO: ESTUDO in vitro

Autores/as

  • Rafael Shinoske Siroma Universidade Guarulhos
  • Jamil Awad Shibli

Resumen

O objetivo deste estudo será investigar os impactos de diferentes parâmetros de energia e refrigeração do laser de érbio cromo dopado com ítrio, escândio, gálio e granada (Er,Cr:YSGG) com parâmetro de descontaminação, na rugosidade superficial (Sa) e da variação de temperatura de discos de titânio liso (CPTi) e discos com jateamento de partículas grandes e ataque ácido (SLA). Oitenta discos de titânio com 5 mm de diâmetro e 3 mm altura divididos em dois grupos experimentais (superfície lisa – 40 discos e superfície tratada – 40 discos) serão distribuídos em 4 grupos para irradiação com o laser (n=10 discos de cada grupo por tratamento): G1= controle (sem irradiação); G2= laser Er,Cr:YSGG (1,5 W; proporção resfriamento ar-água 80%/45%); G3= laser Er,Cr:YSGG (1,5 W; proporção resfriamento ar-água 80%/0%), e G4= laser Er,Cr:YSGG (2 W; proporção resfriamento ar-água 80%50%). A superfície dos discos será analisada por um microscópio confocal de luz branca para obtenção dos valores de Sa (m2) e por meio de termopar para as variações de temperatura (o.C). O desvio padrão será calculado por meio de 5 perfis de cada grupo e os valores analisados estatisticamente por one-way ANOVA com 95% de nível de confiança e comparados pelo teste de Tukey (α=0,05) para cada superfície. Os resultados aqui obtidos poderão fornecer os parâmetros ideais para utilização do laser de Er,Cr:YSGG durante o tratamento das peri-implantites sem que haja dano ao tecido peri-implantar adjacente.

Publicado

2018-04-24

Cómo citar

Siroma, R. S., & Awad Shibli, J. (2018). INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE ENERGIA E REFRIGERAÇÃO DO LASER DE Er,Cr:YSGG SOBRE A RUGOSIDADE SUPERFICIAL E DA TEMPERATURA QUANDO APLICADOS SOBRE SUPERFÍCES DE TITÂNIO LISO E TRATADO: ESTUDO in vitro. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2 ESP), 36. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3272

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde