TECITURA: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Ana Angélica Markic Universidade de Guarulhos

Palabras clave:

Afetividade. Aprendizagem. Educação Infantil.

Resumen

Este artigo busca apresentar uma reflexão da relação estabelecida entre a afetividade, o processo de ensino e aprendizagem e sua relação que está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno na educação infantil. Objetiva identificar possíveis fatores afetivos que estão relacionados à aprendizagem escolar, bem como a relação professor/aluno frente às dificuldades de aprendizagem, a escola como agente socializador e o papel da família. Busca também pontuar a relação da afetividade com o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos emocionais, motores, culturais e sociais e a responsabilidade dos educadores em contribuir nessa formação. A metodologia baseou-se inicialmente, no levantamento bibliográfico pertinente à área, fundamentado na teoria de Henri Wallon e no trabalho de formação continuada realizado como coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação Infantil de São Paulo -SP, que atendem crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos. Assim, analisar a relação entre pais e filhos - professores e alunos na construção do conhecimento. Os resultados demonstraram que os afetos são parte intrínseca de qualquer interação humana – dentro ou fora da sala de aula e não é apenas o aluno quem tende a ser beneficiado com uma abordagem mais afetiva. A humanização da relação também pode levar o professor a ampliar seus conhecimentos sobre afetividade, conhecer os estados emocionais e suas manifestações no contexto das relações, repensar sua prática pedagógica e desenvolver um trabalho que respeite as especificidades da infância.

Biografía del autor/a

Ana Angélica Markic, Universidade de Guarulhos

Pedagoga e Psicopedagoga com especialização em Neuropsicopedagogia ,Educação Infantil,Educação Matemática e Atendimento Educacional Especializado. Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.Docente na Universidade de Guarulhos.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Markic, A. A. (2018). TECITURA: AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 42–51. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3297

Número

Sección

Artigos