REPENSAR A ESCOLA À LUZ DAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO/CULTURAIS DO SÉCULO XXI

Autores/as

  • Douglas Paulino Barreiros Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Palabras clave:

educação sexual, disciplinamento, neoliberalismo, midia

Resumen

O filósofo francês Michel Foucault argumenta em diversos textos que a escola é uma instituição fundamentalmente disciplinadora. Assim como a clínica e o presídio, o colégio tem por objetivo central a construção de corpos dóceis plenamente adaptados a padrões de comportamento que respondam a corporalidades e sexualidades idealizadas. O contemporâneo Paul B. Preciado, filósofo espanhol, argumenta que a clínica e as instituições apresentadas por Foucault passam por processo de profunda transformação no século XX perdendo espaço para dois novos aparatos de verificação e controle que surgem a partir da revolução industrial e da entrada em cena da lógica neoliberal. Os novos aparatos de verificação são hoje a mídia e o mercado. O texto que segue procura descrever esses processos a fim de compreender como se localiza a escola frente essas transformações.

Biografía del autor/a

Douglas Paulino Barreiros, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Graduação em Letras Mestrado em Letras Doutorando em Educação e Saúde

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

Barreiros, D. P. (2018). REPENSAR A ESCOLA À LUZ DAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO/CULTURAIS DO SÉCULO XXI. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 178–184. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3438

Número

Sección

Artigos