ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores/as

  • Graciela Alves Universidade de Brasília (UnB) Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
  • Silvia da Silva Correa Universidade Federal de Rondônia (2016) Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844

Palabras clave:

Ética, Direitos Humanos, Socioeducação

Resumen

Esta pesquisa avaliou se a ética aliada aos direitos humanos pode colaborar para a redução de práticas violadoras de direitos na socioeducação, sobretudo em relação às atividades realizadas pelos profissionais com foco no público atendido. Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que as informações foram construídas por intermédio de questionário semiestruturado aplicado em vinte profissionais de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e duas ONGs no Estado de São Paulo, que oferecem Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa. Os resultados apontam que a ética é fator imprescindível para a promoção de direitos, especialmente na transformação e combate das violações e superação da violência. Em face disso, a associação entre ética e direitos humanos se constitui como um expressivo desafio para os profissionais da socioeducação.

Biografía del autor/a

Graciela Alves, Universidade de Brasília (UnB) Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP

Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília (ENS/UnB) e Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade São Francisco (USF). Atua como psicóloga no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

Doutorando em Educação (FE/UnB). Pesquisador do Inep. Orientador de monografias de especialização na UnB e na UFG, nas áreas de direitos humanos, educação e patrimônio cultural e artístico.

Silvia da Silva Correa, Universidade Federal de Rondônia (2016) Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2012) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Atualmente é professora de Geografia e Estudos Amazônicos na Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA.

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Alves, G., Kunz, S. A. da S., & Correa, S. da S. (2020). ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 76–88. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844

Número

Sección

Artigos