TARDE DO SABER

Autores/as

  • Gabriela Giro Universidade UNG
  • Jenifer Toledo Damasceno Universidade UNG
  • Juliana Andrade Oliveira Queiroz Universidade UNG
  • Nathalia Freitas Figueiredo Universidade UNG
  • Belén Stephanie Retamal-Valdés Universidade UNG
  • Marina Guimarães Roscoe Universidade UNG
  • Magda Feres Universidade UNG
  • Luciene Cristina Figueiredo Universidade UNG
  • Murilo Neuppmann Feres Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP.
  • Bruno Bueno-Silva Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3917

Palabras clave:

Formação continuada, Capacitação de Recursos Humanos.

Resumen

O objetivo deste artigo é relatar o projeto Tarde do Saber, desde sua concepção até sua execução. A Tarde do Saber foi planejada como uma ação conjunta de três programas de pós-graduação da Universidade Univeritas UNG: Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Enfermagem e Geociências. O envolvimento dos três programas foi considerado importante, pois cada programa poderia transmitir diferentes áreas de conhecimentos, atraindo, assim, um público diverso. Desta maneira, a intenção foi promover um contínuo interesse dos professores do ensino fundamental em ciência, pois sabe-se que uma maneira de evoluir o país (em todos os sentidos) é estimular o desenvolvimento da ciência neste país. Porém uma frustrante experiencia foi encarada, uma vez que não houve interesse por parte desses professores em participar deste projeto. Frente a este resultado negativo, optou-se por realizar a Tarde do Saber, como uma atividade dentro das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) promovido pela Diretoria de ensino regional de Guarulhos-SP, cujo objetivo é consolidar as práticas pedagógicas previstas pela Secretaria de Educação assim como o aperfeiçoamento dos docentes com vistas às avaliações para qualificação e evolução profissional. Além disso, somente o Programa de Pós-graduação em Odontologia continuou com a atividade. Esta experiência mostrou que a atividade TARDE DO SABER pode contribuir para a formação continuada dos docentes da educação básica e assim, pode-se contribuir para a constante preocupação sobre a formação possivelmente deficiente dos docentes da educação básica.

Biografía del autor/a

Gabriela Giro, Universidade UNG

Professora do programa de pós graduação em Odontologia da Universidade UNG, área de concentração em Periodontia e Implantodontia.

Jenifer Toledo Damasceno, Universidade UNG

Aluno de graduação, Universidade Guarulhos

Juliana Andrade Oliveira Queiroz, Universidade UNG

Doutoranda, Programa de Pós Graduação em Odontologia, Universidade Guarulhos

Nathalia Freitas Figueiredo, Universidade UNG

Mestranda, Programa de Pós Graduação em Odontologia, Universidade Guarulhos

Belén Stephanie Retamal-Valdés, Universidade UNG

Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Marina Guimarães Roscoe, Universidade UNG

Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Magda Feres, Universidade UNG

Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Luciene Cristina Figueiredo, Universidade UNG

Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Murilo Neuppmann Feres, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP.

Doutor, Professor do Departamento de Clínica Infantil, Faculdade de odontologia de Ribeirão Preto, USP.

Bruno Bueno-Silva, Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Doutor, Professor do Departamento de Pós graduação e Pesquisa, Universidade Guarulhos

Publicado

2020-07-16

Cómo citar

Giro, G., Damasceno, J. T., Oliveira Queiroz, J. A., Figueiredo, N. F., Retamal-Valdés, B. S., Roscoe, M. G., … Bueno-Silva, B. (2020). TARDE DO SABER. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 108–113. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3917

Número

Sección

Reflexões e Experiências